sexta-feira, 16 de abril de 2010

Prática Pedagógica
Encontro do dia 10/4/2010

Contação de História: A Galinha Ruiva

Recurso: Avental de História
















  • Contar a História usando o avental.
  • Incentivar as crianças a participarem da história fazendo os sons dos bichos.
  • Interpretação oral da história através de conversa informal.

Música:



Vamos cantar?

A GALINHA RUIVA

A galinha Ruiva foi plantar um grão de milho,
e perguntou pra todos quem plantar comigo?

­_ Eu não, eu não, eu não Dona Galinha.
_ Está bem, está bem, eu vou plantar sozinha.

A galinha Ruiva foi regar o grão de milho,
e perguntou pra todos quem regar comigo?

­_ Eu não, eu não, eu não Dona Galinha.
_ Está bem, está bem, eu vou regar sozinha.

A galinha Ruiva foi colher os grãos de milho,
e perguntou pra todos quem colher comigo?

_ Eu não, eu não, eu não Dona Galinha.
_ Está bem, está bem, eu vou colher sozinha.

A galinha Ruiva foi moer os grãos de milho,
e perguntou pra todos quem moer comigo?

_ Eu não, eu não, eu não Dona Galinha.
_ Está bem, está bem, eu vou moer sozinha.

A galinha Ruiva foi fazer um grande bolo,
e perguntou pra todos quem fazer comigo?

_ Eu não, eu não, eu não Dona Galinha.
_ Está bem, está bem, eu vou fazer sozinha.

A galinha Ruiva foi assar o grande bolo,
e perguntou pra todos quem assar comigo?

_ Eu não, eu não, eu não Dona Galinha.
_ Está bem, está bem, eu vou assar sozinha.

A galinha Ruiva foi comer o grande bolo,
e perguntou pra todos quem quer comer comigo?

_ Eu sim, eu sim, eu sim Dona Galinha.
_ Isso não, é que não, eu vou comer sozinha.



-A partir da história da Galinha Ruiva, podemos as diversas áreas temáricas:



Língua Portuguesa: liguagem oral, interpretação de texto, escrita de inciais, gêneros textuais (receita) sílabas, etc., produção de texto através de: reconto da história, dramatização, ilustração, etc.

Matemática: quantidades, fração (partir bolo), formas geométricas, noções topológicas, medidas, etc.

Ciências: animais (reprodução, alimentação, etc.), cores, tamanhos, misturas (receitas), meio ambiente, plantas, etc.

Ética e cidadania: valores, trabalho, etc.

Sugestões de Atividades artísticas:

  • Galinha feita a partir da mão carimbada completando o desenho com canetinha
  • Galinha com papéis coloridos
  • Mural da história com os bichinhos feitos de dobradura
  • Maquete da história com personagens de massinha, sucata, etc.
  • Livrão da história: A Galinha Ruiva
  • Bolo da Galinha Ruiva (fazer o bolo e repartir com as crianças)



Nenhum comentário:

Postar um comentário